César Roberto, 28 anos, compartilhou publicamente em suas redes sociais o relato da conversão religiosa de um amigo próximo após oito anos de orações e diálogos. O episódio ocorreu entre ex-colegas da Universidade de Brasília (UnB), onde ambos cursaram graduação.
Em vídeo no Instagram, Roberto descreveu a construção do vínculo: “Sempre tínhamos conversas profundas sobre a origem do universo e Deus. Alguns dias falávamos de futebol; outros, ele mal conseguia conversar, mas as lágrimas diziam muita coisa”.
O jovem cristão revelou que inicialmente tentou acelerar o processo: “Eu queria convencê-lo a voltar para Cristo da noite para o dia”.
Com o tempo, segundo seu depoimento, compreendeu que “cada um escuta a voz de Deus de um jeito” e que seu papel deveria ser o de “apenas ser um bom amigo”. A estratégia consistiu em oferecer apoio contínuo sem pressão, mantendo intercessões religiosas particulares.
A persistência do rapaz, que não desistiu de continuar fazendo orações pelo amigo, a fim de que ele voltasse para Jesus Cristo, passou a produzir resultados que foram tocando o coração do seu colega.
O desfecho ocorreu meses antes da publicação, quando recebeu mensagem do amigo comunicando sua adesão ao cristianismo e convidando-o para o batismo:
“Você é especial para mim. Minha fé se manteve fortalecida por sua causa”. Roberto compareceu à cerimônia e registrou tudo, deixando muitos emocionados: “Dessa vez, foi ele que me fez o convite. Em muitos momentos o vi muito mal. Hoje, vejo que está muito bem”.
Na conclusão, o jovem enfatizou a importância dos relacionamentos na prática religiosa, especialmente das orações: “Que nossa caminhada seja menos individualista e mais em comunhão!”. O relato acumulou milhares de interações, destacando-se pela descrição detalhada do longo processo de convencimento não coercitivo.
Fonte: Gospel mais